sexta-feira, 3 de maio de 2013

Twerk, o "Quadradinho de 8" Americano


Twerking, o "quadradinho de 8" americano
Depois da apresentação de Ticiane Pinheiro em rede nacional, o quadradinho de oitoganhou destaque além do cenário do funk carioca. A dança, que consiste em fazer uma forma quadrangular imaginária com a bunda (deitado no chão, enquanto faz um ‘oito’ com a perna), ganha adeptos de várias classes sociais e idades. Nos Estados Unidos, entretanto, existe um movimento glúteo similar que chama atenção há algum tempo: o “twerk”.
Ticiane Pinheiro fazendo quadradinho de oito (ou não)
O Urban Dictionary define twerking como “o ato de mover/ sacudir um traseiro/ bunda/ bumbum/ em um movimento circular, cima e baixo, lado a lado. Basicamente, uma dança erótica. Nascido em strip clubs”. Se no Brasil o funk é encarregado de popularizar esse movimento sensual, nos Estados Unidos o hip hop foi quem propagou.

No Youtube, a busca por twerk gera quase 2 milhões de resultados. Entre os vídeos encontrados lá, é possível assistir tutoriais de como realizar a dança, gatas provando que fazem os melhores movimentos e alguns homens (credo) fazendo graça. Os resultados das buscas pelas nádegas tupiniquins são mais modestos: 12 900 vídeos (entre eles, a performance da mulher de Roberto Justus é a mais assistida).

A febre do twerk é tão forte nos Estados Unidos que um grupo de estudantes gravou um vídeo realizando a dança das formas mais inusitadas. O resultado foi a suspensão de 33 alunos. Os jovens gravaram dentro das dependências da escola, usando uniformes da instituição. E “toda atividade de conotação sexual”, segundo a diretora, está fora das normas do colégio. Será que o quadradinho de oito também receberia uma suspensão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário